COMPARTILHAR
razer-naga-epic-chroma

Bem, o Razer Naga Epic Chroma trata-se de uma versão aprimorada do Razer Naga Epic, com um design, em relação aos 12 botões laterais, muito melhor, assim como a adição de cores que nos fazem entrar em modo destaque durante os nossos gameplays.

É um rato focado em jogos MMO uma vez que, por ter tantos botões configuráveis, tornam-no numa mais valia para qualquer jogo, como por exemplo o World of Warcraft, com várias habilidades que requerem que tenhamos acesso rápido à elas. E se quisermos nos desligar do nosso computador por um bocado podemos ainda utilizar o seu modo sem fios que nos oferece as mesmas características e performance, mas com uma maior mobilidade.

1Como é o design do Razer Naga Epic Chroma?

O Razer Naga Epic Chroma possui o mesmo tom em preto mate visto na maior parte dos periféricos da Razer. Este preto está inserido numa superfície em plástico, extremamente confortável e com um acabamento bastante profissional e lindo!

Apenas um dos lados possui o grip em borracha texturada, o lado direito, sendo que o esquerdo está ocupado pelos 12 botões mecânicos que se juntam a roda do rato (incluindo cliques nas laterais, sendo este o primeiro rato da Razer a utilizar esta funcionalidade) e dois botões um pouco mais abaixo.

A primeira coisa a se destacar mal pegamos no Razer Naga Epic Chroma e ao mesmo tempo o analisamos cuidadosamente é que ele é um um pouco pesado, principalmente em comparação com o Razer DeathAdder Chroma, e é também mais curto mas mais largo. Esta última funcionalidade ao princípio fez-me acreditar que o Razer Naga Epic Chroma não iria caber na perfeição na minha mão mas no entanto, isso provou ser totalmente o oposto do que imaginava. A zona de repouso na lateral direita permitiu-me deixar o meu dedo anelar em modo de descanso durante horas, sem nunca sentir qualquer tipo de desconforto!

Razer NagaEpic Chroma

O rato apresenta um design ergonómico totalmente novo, em relação ao Razer Naga Epic, fazendo-o encaixar na perfeição na mão direita de qualquer jogador. Desde a sua curvatura até ao pormenor do grip texturado, tudo funcionou na perfeição e ofereceu-me o melhor conforto possível.

Os botões são também melhores que os da versão anterior e, como não o experimentei, o que posso dizer-te é que o Razer Naga Epic Chroma possui 12 botões mecânicos na lateral esquerda que permitiram-me efetuar cliques rápidos com uma taxa de erro praticamente nula. Para além disso, cada linha de botões possui uma inclinação diferente permitindo a qualquer jogador escolher os botões mais apropriados para o seu polegar. E este é um ponto importantíssimo que merece ser destacado!

E, outro ponto positivo neste rato é que ele vem com uma Dock Station que nos permite ter o rato a funcionar em modo sem fios. Esta dock station serve para deixarmos o nosso Razer Naga Chroma em repouso ou então para o carregarmos (apesar de isto poder ser feito também através do cabo USB conetado ao PC). No entanto, a dock não possui nenhum indicativo que nos indique o progresso de carregamento do nosso Razer Naga Epic Chroma.

Existe apenas duas formas para sabermos este pormenor:  – Via synapse 2.0 onde temos acesso a percentagem restante de bateria (em modo de carregamento apenas vemos a mensagem “charging” ou 2º – Assim que colocamos o Razer Naga Epic Chroma na Dock, a rodinha do nosso rato fica com a luz a piscar continuamente até finalmente ficar com ela estática. Isso indica que o rato está totalmente carregado.

Por fim, o cabo possui duas entradas USB, sendo ambas banhadas a ouro, uma vez que este atributo melhora a condutividade da electricidade e impede que o USB enferruje. O cabo, com cerca de 2 metros, é feito por um material que dificilmente se entrelace.

2Razer NagaEpic Chroma e algumas configurações no Synapse 2.0

Para começar, tudo o que precisamos de fazer para melhorar a nossa performance durante os nossos gameplays enquanto utilizamos o Razer Naga Epic Chroma é de instalar o software da Razer, o Synspase 2.0. Feito isto, e por ser também um plug-in-play, o nosso computador irá imediatamente começar a procurar e a instalar os drivers do nosso rato. Poderá demorar alguns minutos até que tenhamos o nosso rato disponível para o testarmos.

Depois disso, o rato irá surgir ca em baixo na zona de dispositivos conetados e assim que clicarmos sobre o nosso Razer Naga Epic Chroma, imediatamente iremos ser levados para a zona de personalização do mesmo. Está é uma área dedicada a configuração de cada um dos nossos botões individualmente programáveis. Na aba dianteira, temos acesso a todos os botões da parte frontal do nosso rato e, se quisermos ter acesso aos 12 botões na lateral, só precisamos aceder a zona “Side View”.

Em “Customize”, podemos adicionar macros, keybinds, ou até mesmo lançar programas com um simples clique. É tudo feito de forma muito responsiva, sendo que o programa imediatamente guarda e começa a funcionar com a configuração que escolhemos.

Uma coisa bastante interessante é que para além dos perfis que podemos criar normalmente no synapse 2.0 para as configurações que vamos adicionando, o Razer Naga Epic Chroma vem ainda com 8 keymaps que são nada mais nada menos que mini-perfis, se quisermos pôr nestes termos, que nos permitem também, mas de uma forma muito mais prática e funcional, criar diferentes configurações para o nosso rato. Ou seja, podemos ter por exemplo 8 configurações para um determinado jogo, sendo que para trocar entre elas, tudo o que precisamos fazer é associar um botão que nos permite fazer essa troca rápida. Isto é algo extremamente funcional uma vez que, e utilizando o exemplo do World of Warcraft, permite-nos ter configurações para várias situações que vamos encontrando no jogo, desde pvp a raids ou simples missões de jogo.

Na aba seguinte temos a área que nos permite mexer com a rapidez com que o nosso computador troca de informações com o nosso rato (polling rate) e até configurar manualmente tanto os estágios de dpi como os movimentos horizontais e verticais que efetuamos com o Razer Naga Epic Chroma (X- Y) e a aceleração do mesmo.

Razer Naga Epic Chroma Synapse 2.0

A terceira aba encontra-se focada na estética do rato, mais concretamente, na alteração das cores. Aqui podemos alterar as cores para apenas 3 modos – Modo de luz fixa (Static), modo de luz a circular por todas as cores padrão (Spectrum Cycling) ou então, simplesmente desligarmos o rato, coisa que duvido que o faças, excepto em modo sem fios talves.

Um ponto bastante importante nesta zona é que podemos também configurar a intensidade da luz que aparece na rodinha do rato, em três modos – suave, normal e intenso. Este é um feature importante uma vez que também irá desempenhar um papel importantíssimo na duração da bateria do nosso Razer Naga Epic Chroma, uma vez que essa configuração pode ser feita tanto para o modo por cabo como para o modo wireless.

P.s: O logo na traseira do rato não possui qualquer tipo de iluminação, logo, não a podemos personalizar da mesma maneira que os botões laterais e a rodinha do rato.

A aba de energia (Power) refere-se a bateria do nosso Razer Naga Epic Chroma. Aqui podemos configurar quanto tempo o nosso rato deve continuar ligado antes de entrar em modo de hibernação, após deixarmos de mexer nele, e, podemos ainda selecionar a partir de quantos % devemos receber um alerta de que a bateria se encontra fraca. O alerta apenas pode ser acionado nas percentagens 5, 10, 15, 20 e 25% e recebemos o alerta através das luzes da rodinha do rato que ficam a piscar.

Um bug que reparei aqui nesta área é que o mouse indicava-me estar com bateria fraca mas no painel Synapse 2.0 ele ainda se encontrava com a bateria acima do que estabeleci. E, depois de alterar o alerta para por exemplo, 20%, ele continuava a mesma a mostrar que a bateria estava fraca, mesmo que o nível de percentagem estivesse nos 21% por exemplo. São detalhes mas que ainda assim merecem ser mencionados.

Quanto a duração da mesma, a Razer cumpre com o prometido com o rato a durar na perfeição 20 (ou mais) horas de gameplay intensivo. Quanto a sua performance, foi exatamente a mesma em relação ao modo por cabo.

P.s: Antes de chegar no zero, provavelmente nos 5%, o rato desligou-se, obrigando-me assim a carrega-lo.

razer naga epic chroma synapse

3Clicar nos botões todos do Razer Naga Epic Chroma é fácil ?

Bem, como grande fã de MMORPG, principalmente do wow, tive o prazer de testar as minhas habilidades com o Razer Naga Epic Chroma e fiquei bastante encantado. Como clicker, devo dizer-te que a melhoria é estrondosa e realmente faz toda a diferença entre ganhar e perder.

O rato é super confortável, e para quem joga wow sabe que essa tem de ser uma das principais características num rato gaming. Isto porque o jogador passa horas e horas em frente ao computador. E ainda melhor, os seus 12 botões programáveis, na lateral esquerda do rato, são extremamente responsivos e clicar neles é super fácil e rápido. E como cada linha de botões tem uma inclinação diferente, isto permite-nos escolher quais os botões que melhor se adaptam ao nosso polegar.

O seu peso ofereceu-me uma melhor estabilidade durante os meus gameplays de Wow mas, no entanto, houve outros aspectos em que ele ficou realmente a pecar, nomeadamente em gameplays de FPS. O seu único grip de borracha texturada falhou na sua função de aprimorar as minhas skills, que já não são muitas, em FPS. Mas o rato não é focado em FPS e nesse aspecto acho que o podemos desculpa. Ele não consegue oferecer-nos um controle eficaz quando se trata de efetuarmos movimentos rápidos. O Naga Epic Chroma conta apenas com o seu sensor 4G laser e os seus 19 botões programáveis para nos oferecer uma performance ideal quando se trata de clicar em muitas habilidades, ao mesmo tempo que conseguimos efetuar movimentos calmos mas sem qualquer atrasos, para movimentarmos a câmara de jogo.

Mas o Razer Naga Epic Chroma não é apenas um rato gaming. Ele tem como objetivo ser aquilo que tu pretendes que ele seja no teu computador. Devido ao seu elevado número de botões programáveis, podes literalmente ter o rato a fazer tudo aquilo que tanto gostas de fazer no teu computador, de uma forma muito mais rápida e prática.

Podes ter um rato totalmente multimédia, configurando cada botão para fazer uma determinada ação desde pausar a iniciar músicas, ou, podes configurar ele para abrir rapidamente as tuas ferramentas do photoshop, ou podes configura-lo para que ele abra rapidamente sites, programas, etc. Como eu disse, podes fazer de tudo e mais um pouco com este rato e fazer um bom uso de todos os seus botões.

Para além disso, o Razer Naga Epic Chroma vem com um sistema que nos permite configurar o nosso rato sem termos de fechar ou baixar a janela do nosso jogo. Esta funcionalidade tem como nome “IN-game configurator” que permite-nos arrastar as nossas habilidades diretamente para os botões onde queremos elas a funcionarem. Esta funcionalidade funciona em diversos jogos MMO.

E tal como podes ver pela imagem aqui em baixo, o Naga Epic Chroma automaticamente deteta a nossa pasta onde se encontra o World of warcraft, o nome da nossa conta, servidores em que jogamos e personagens que se encontram neles. Mais tarde é só configurar essa informação em função daquilo que pretendemos fazer.

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz